Cirurgia endoscópica da coluna vertebral x cirurgia tradicional
A cirurgia endoscópica da coluna é uma evolução do método tradicional. Este, utiliza incisões maiores e acessa a coluna visualizando-a diretamente. Com isso, estruturas importantes para a função da coluna, como musculatura e ligamentos, são danificadas durante o procedimento.
Já a cirurgia endoscópica é menos invasiva, com acesso cirúrgico mínimo (de 0,8 a 1 cm), feito por meio de endoscópios e câmeras. Para fechar a incisão, basta 1 ponto e um pequeno curativo.
O procedimento é comumente indicado para hérnia de disco lombar e descompressões medulares em todas as regiões da coluna. O resultado? Menos danos aos tecidos, com isso o(a) paciente tem uma recuperação menos dolorosa e pode retomar suas atividades mais rapidamente.
Os tipos de anestesias utilizadas nessa técnica são a local associada à sedação ou a geral. O(a) paciente pode receber alta no mesmo dia.
Para saber se a cirurgia endoscópica de coluna vertebral é indicada para o(a) paciente, é preciso avaliar caso a caso, porque, infelizmente, nem todas as hérnias de disco são solucionadas com a técnica, como as calcificadas. Além disso, outro ponto desfavorável é região com muita fibrose.
Quer saber mais sobre a técnica? Então, vem com a EAD Medic! Em comemoração à incrível marca de 400 alunos do curso standard, a plataforma realizará uma edição exclusiva do curso "Cirurgia endoscópica da coluna", com 26 módulos teóricos no formato EAD, 6 webinários e 16 horas de atividades práticas (hands-on), que contarão com drill e foraminoplastia.
Para ficar ainda melhor, o hands-on dessa edição será no Elliquence Educational Institute, em Boca Raton, na Flórida (EUA).
Se você é cirurgião(ã) de coluna, não pode perder essa oportunidade de aprimorar seu conhecimento e técnica em cirurgia endoscópica da coluna. Mas, corra, porque as vagas se encerram rapidinho! Inscreva-se agora!
Quer inspiração? Confira como foi a última edição do hands-on em Boca Raton.