O robô mais preciso para realizar cirurgias de coluna chega ao Brasil
Em uso nos Estados Unidos, Canadá, Chile, Japão, China, países da Europa e, agora, no Brasil, Mazor atua como um aliado dos cirurgiões de coluna vertebral em um delicado procedimento: fazer incisões precisas para colocação de parafusos que darão estabilidade às vértebras.
Tudo começa até dez dias antes da cirurgia, quando é definida a posição dos parafusos, feita pelo especialista utilizando o software do robô e imagens de tomografia do paciente. Dessa forma, problemas como escoliose, hérnias de disco, traumatismos e tumores podem ser tratados com a ajuda do Mazor.
A estreia do robô no País aconteceu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O paciente foi um homem de 80 anos, com escorregamento de vértebra, que recebeu seis parafusos, e ainda necessitou de uma descompressão dos nervos, por conta de um quadro de estenose do canal lombar. A cirurgia com o auxílio de Mazor foi um sucesso!
O robô é um conjunto de um carrinho, um braço para segurar as pinças e cinco câmeras que fazem imagens assim que o paciente está pronto para a cirurgia. As imagens prévias da tomografia, então, são sobrepostas às de Mazor. Outro ponto a favor é permitir ao cirurgião e sua equipe verem tudo o que o robô está fazendo durante o procedimento.
Dessa maneira, rastreia-se a posição do instrumental, à medida que o parafuso progride na imagem da tomografia, reduzindo a agressão aos tecidos e à musculatura que serão deslocados do osso.
Mazor, ao contrário do que muitos podem pensar, não substituirá os cirurgiões. Trata-se de uma união entre máquina e humano para trazer mais segurança e benefício ao paciente, alcançando o que todos almejam, e que é o significado do nome Mazor em hebraico: cura.
Quem viu de perto, disse que Mazor representa a imagem de um robô mesmo, aqueles “fofinhos” de desenhos animados, o que você pode conferir no vídeo da Medtronic.